terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cuidados com os seus Cabelos



Escova progressiva
Esse método tem o reforço de produtos químicos, que desfazem microestruturas do cabelo e fecham as escamas dos fios, o que permite que eles fiquem lisos e com menos volume por mais tempo. O uso de calor garante esse resultado. Quanto mais fino for o cabelo, porém, menor deve ser a temperatura. 
Muitas pessoas acham que a progressiva só pode ser feita com formol, mas hoje o mercado já oferece produtos à base de aminoácidos, como a cisteína ou ácidos orgânicos, que promovem mais hidratação e oferecem resultados mais saudáveis e seguros.
Dica: respeite um intervalo de tempo médio de três meses para repetir a aplicação e mantenha os fios sempre hidratados.
Escova definitiva
Nesse processo, são usados produtos químicos mais fortes (como o tioglicolato de amônio), que alteram definitivamente a estrutura dos fios. Assim, eles ficam lisos mesmo depois de lavados.
Uma vez feita, a escova definitiva precisa apenas de um retoque na raiz, em média a cada quatro meses. O resultado é melhor quando aplicado em cabelos virgens ou que foram coloridos com tinturas suaves.
Dica: não combine a escova definitiva com outro tipo de química.
Modelador de cachos
Na escova modeladora, o cabelo é esticado e o ar quente do secador faz com que a água dentro dos fios evapore. O calor relaxa os cabelos e essa reação leva ao alisamento.
Por causa do aquecimento, os fios ficam mais maleáveis e, com o contato com a escova, podem ser encaracolados.
Girar a escova em um sentido faz com que os cabelos tenham mais volume, uma forma bem definida e brilho. O efeito dura até os fios entrarem em contato com a água novamente, quando voltam à forma original.
É importante sempre escovar os cabelos bem úmidos, dividi-los em pequenas mechas para facilitar o trabalho e usar escovas novas e higienizadas.
Dica: não deixe o secador muito perto do cabelo, que pode ressecar e até quebrar.
O creme sem enxágue (leave-in) é interessante, mas a pessoa deve passá-lo de forma homogênea, ou seja, por todos os fios. Outra opção é escolher um bom corte para cabelos volumosos. Para isso, converse com um profissional.
Para quem gosta de fazer escova sempre, é necessário hidratar bem os fios e usar um creme termoprotetor antes de ligar o secador. Respeite uma distância mínima de 7 a 10 cm entre os cabelos e o aparelho.
E uma dica para as mulheres que não querem usar chapinha é criar cachos com a prancha, o que também pode ser feito com os clássicos bobs ou com rolos feitos nos dedos e presos por grampos durante alguns minutos.
Substâncias nocivas aos cabelos
Formol
O formol é proibido para ser usado como alisante de cabelo, em qualquer concentração. Ele causa danos para os fios e malefícios à saúde quando inalado. Busque alternativas a essa substância. O formol tem seu uso permitido na legislação como conservante a 0,1% (em produtos de higiene oral) e 0,2% (em produtos não destinados à higiene oral); e como fortalecedor de unhas a 5%.
Por causa do uso indevido dessa substância, em 2009 foi publicada a resolução 36/09 contemplando a proibição, exposição, venda e entrega de formol ou de formaldeído (solução a 37%) em drogarias, farmácias, supermercados, lojas de conveniência e armazéns.
Porém, uma brecha legal permite que a fórmula de algumas categorias de cosméticos tenha até 0,2% de formol e até 0,1% de glutaraldeído, que não pode ser usado como alisante capilar e tem seu uso permitido apenas como conservante a 0,1%.
Amônia
Pode ser utilizada em produtos cosméticos, desde que respeitada a concentração máxima de 6%. No caso de produtos acima de 2%, deve ser declarada na rotulagem a presença da substância.
Derivados de glioxal
O uso de ácido glioxílico e oxoacetamida carbocisteína está sendo avaliado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o momento, não há definição sobre tema. Atualmente, não há nenhum alisante registrado na Anvisa, com esses componentes.
Receita caseira para dar brilho e clarear o cabelo
- 300 ml de água quente
- 2 saquinhos de chá de camomila
Esquente a água. Quando ela estiver a uma temperatura em que você não conseguir manter o dedo, acrescente os dois saquinhos de chá. Espere alguns minutos, misturando de vez em quando. Quando a água ganhar cor, retire os saquinhos.
Lave a cabeça com xampu e condicionador. Confira se a temperatura está agradável e aplique no cabelo. No último enxágue, aplique o chá. Seque e penteie o cabelo normalmente.
A camomila tem a propriedade de clarear os fios, e o uso único realça o brilho natural. Em uma aplicação constante – sempre que lavar a cabeça –, o chá pode clarear o cabelo. Se você lavá-lo de duas a três vezes por semana, já pode começar a notar um resultado em um a dois meses. No verão, é mais rápido.
Receita de banana com mel
A esteticista Luiza de França ensinou uma receita de banana com mel para hidratar os cabelos, dar brilho e evitar queda. É importante que a fruta, que tem vitamina A e outros nutrientes, esteja madura e seja bem amassada, até ficar quase líquida. Se a banana estiver dura, ponha-a no liquidificador.
O cabelo deve ser lavado antes apenas com xampu e depois é aplicada a máscara. Em seguida, lave com xampu e condicionador para retirar os resíduos da banana.
Os nutrientes são absorvidos no tempo de espera com uma touca plástica ou toalha morna. A pessoa pode, ainda, acrescentar junto ou antes do condicionador um pouco de óleo para cabelo, para facilitar a retirada dos resíduos e dar maior flexibilidade ao cabelo após a lavagem.
 
Essa matéria foi retirada do site, do programa bem estar da rede globo.
Eu achei muito interessante, e to loca pra testar logo essa receita de banana com mel! hahaha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...